quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Caminhada e Corrida

link

O dia 21/08/12 a Folha de São Paulo publicou esta matéria com o título "Andar é tão bom para o corpo quanto correr, com menos riscos". Rapidamente o infográfico acima correu o Facebook.

Ficou aquela sensação de que, então para quê correr?

Eu acho que vale a pena dar uma olhada na matéria antes de vc ler a minha e formar sua opinião. Vai lá, eu espero.

Minha opinião.

Concordo inteiramente com a pesquisa quando fala que é caminhar não passear. O que mais vejo no percurso que faço, é gente tagarelando em passos leves. Suor? Nem de longe! srrsr

É difícil fazer 6km por hora. Olha, eu caminhando mal faço 5,5km/h. Acho que atingir a frequência cardíaca de treinamento aeróbico mais seguro. Ou andar o suficientemente rápido que não seja difícil falar, mas também não é para conversar o tempo todo né?

Quanto a correr, eu acho assim: quer correr? Então previna ao máximo! Faça exames ortopédicos e cardiológicos. Vá para academia e faça musculação, pois quanto mais fortalecida (não hipertrofiada) uma musculatura, menor o risco de lesão. Procure uma assessoria esportiva ou um personal. Se prepare para ter disciplina com horários, treinos e alimentação. E leia muito sobre o assunto: blogs, revistas e artigos.

Ao contrário de alguns locutores, não existe "corredores de final de semana". Correr lhe dá muito prazer, mas pede um pouco mais em troca.

Então, eu acho que primeiro temos que definir o nosso perfil de exercício. Eu estou mais para caminhante ou para corredor? Independente do que vc escolher, faça com muita vontade e responsabilidade para colher frutos da vida saudável.

4 comentários:

  1. oi!

    Achei seu blog no grupo Emagrecer de Vez.

    Eu to querendo comecar a correr..ja marquei ortopedista pra ver se ta td certo e vou comecar aos poucos. Pelo que tenho lido a respeito para mim eh melhor correr (pq eh um objetivo e pq emagreceria mais), mas tem que fazer direito para nao ser ruim neh?!

    Se puder, passe no meu blog. Comecei ha pouco tempo, to me sentindo sozinha e escrevendo para o vento haha
    E me lembra de te linkar la, n to conseguindo fazer isso agora =/

    http://umanodemudanca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Mandei embora 30 kg caminhando e sei da sua importância
    Ih,menina...não sei caminhar rapidinho não
    Os tiozinhos sempre me passam...dá uma raiva,viu
    Vc falou tudo....tem gente que quer fofocar/passear
    E não fazer a caminhada como esporte
    Procurar um fisiologista,ortopedistar...é pra poucos
    Galera não vai nem no endocrino e nutri
    Fica fazendo dieta da blogueira famosa ou da capa de revista!
    Vc vai ver só...ainda vai ter a dieta da 'bosta de cabrito' e neguinho vai seguir
    Tô gostando da sua fase corredora iniciante
    Vai acabar virando um livro!
    Beijaum

    ResponderExcluir
  3. Eu, inicialmente, caminhava, amiga ... Depois de algum tempo, adicionei a corrida ... Tudo bem pensado e sem afobações ... Atualmente, tenho uma frequência cardíaca EXCEPCIONAL. Beijos mil, bom post.

    ResponderExcluir
  4. A corrida é consequencia da caminhada... Eu comecei caminhando... Nunca tive intenção de correr.. mas quando vi.. já estava viciada!!

    bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pelo carinho. Não se esqueça de atualizar seu email no seu perfil do blog para que eu possa responder o seu comentário.

Comentários anônimos não merecem ser exibidos. Se a pessoa não tem coragem de se identificar não tem o direito de expor sua opinião. Aqui, todas as opiniões são respeitadas, concordando ou discordando, desde que as pessoas se identifiquem.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.