quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Compensação Muscular e Lesões articulares




Normalmente o foco é parte estética, mas é de extrema importância tratar deste assunto, pois cada vez mais alunos se lesionam por ignorar certas instruções dadas pelos professores ou por professores que ignorar certos princípios na hora de montar um programa de treinamento.

Muitos alunos chegam na academia, achando que é um restaurante, onde o professor de musculação é o garçom. O aluno vai até o professor e começa a falar oque ele quer fazer e oque ele não gosta de fazer, onde ele quer focar mais e onde quer focar menos, tipo "faça seu pedido que eu estou anotando" rsss.

Mas poucos tem conhecimento de que nosso corpo tem que ter um equilibrio muscular para que ele funcione de maneira eficaz. Exite uma nomenclatura dada a músculos com funções opostas, chamamos de "agonistas e antagonistas". Enquanto um músculo faz o movimento, o outro freia o movimento, enquanto um músculo faz força pra flexionar uma articulação o outro faz força para extender.

Ao montar um programa de treinamento, nem sempre o correto é passar aquilo que o aluno quer,e sim oque é bom pra ele.

Um trabalho focado em quadríceps sem uma compensação de posteriores de coxa pode gerar lesões de joelho, um trabalho exagerado de peitoral sem compensar com trabalho de dorsais pode gerar lesões de ombro, extensão de punho e flexão de punho, abdome e coluna lombar,no caso das mulheres que não gostam de treinar membros superiores, pode-se evitar uma lesão em alguns exercícios de pernas que necessitam de uma musculatura do tronco forte, como é o caso do exercício Agachamento por exemplo. Entre vários outros motivos, devemos trabalhar nosso corpo por igual.

Lembrem-se da importância de seguir uma planilha de treino organizada, não treine por conta própria, e evite fazer somente os exercícios que você gosta.



Gente, atividade física não é brinquedo. Procurar um bom profissional de Educação Física e acreditar nele é super importante. Não dê as costas para o que ele diz. Se for 10 repetições, são DEZ repetições, não vinte ou cinco. 

Não se esqueça de intercalar as atividades físicas. Não faça musculação e corra todo dia por exemplo. Segunda, quarta e sexta eu faço musculação. Terça, quinta e sábado, eu corro.

Malhe tudo que seu instrutor mandar, alongue sempre e nunca superestime sua capacidade física. Não deixe para depois aquela dor insistente no joelho. Consulte um ortopedista se ela persistir. Saia sim da zona de conforto, mas com responsabilidade.

Bora se mexer?

10 comentários:

  1. Super concordo Val!
    As vezes queremos fazer tudo ao mesmo tempo, mas temos que respeitar nosso corpo e treinar com orientação.
    Beijãoo minha linda corredora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem será né que abusa dos treinos rsrs Eu tô parando! Virei boa moça esta semana!

      beijos

      Excluir
  2. Opa concordo... Não adianta vc fazer uma coisa e fazer errado correndo o risco de se machucar ou ate mesmo não surtir efeito algum...


    Otimo artigo

    Beijos
    Bruna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas vezes parece que a gente aguenta mais, mas mesmo assim não dá para abusar. Como diz o esperto jogador, "treino é treino, jogo (ou corrida) é jogo". O esforço maior, só quando necessário

      beijos

      Excluir
  3. Olá, adorei seu blog! Sou de Londrina mas estou morando em Curitiba, e pretendo ir tbm para a Meia Maratona de Londrina, só falta eu decidir quantos kms...Um beijo



    http://belasnafoto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, mais uma! Vamos ter muitas fotos na Maratona!!! Oba!

      Excluir
  4. É verdade, temos que impor limites, o corpo sempre avisa os excessos ou mesmo, procedimentos incorretos. Beijo.

    ResponderExcluir
  5. valerie amo de paixao teu blog..bjs ótimas dicas hem.....

    ResponderExcluir
  6. Olá sou vizinha de cidade (Bela Vista )e amo teu blog...bjs...bjs (acompanho desde o qualquer peso) BOA SORTE na Meia Maratona de Londrina...........tchau .

    ResponderExcluir

Obrigada pelo carinho. Não se esqueça de atualizar seu email no seu perfil do blog para que eu possa responder o seu comentário.

Comentários anônimos não merecem ser exibidos. Se a pessoa não tem coragem de se identificar não tem o direito de expor sua opinião. Aqui, todas as opiniões são respeitadas, concordando ou discordando, desde que as pessoas se identifiquem.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.