sábado, 14 de dezembro de 2013

Pão sem Gluten - o retorno e a saga.

Desde 2005 eu venho mudando minha alimentação. Sempre aos poucos, avanço em um hábito novo, e retorno ao antigo, mas quase nunca no mesmo patamar que foi um dia. É uma coisa meio dois passos para frente e um para trás, mas mesmo assim evoluindo.

Em 2009 descobri a possibilidade de não me adaptar ao gluten. Não é uma intolerância, com todos os terríveis sintomas, mas o fato é, sem gluten eu me sinto muito melhor. Naquela época não se falava tanto em dieta sem gluten e encontrar pães sem o danado era muito dificil.

Acabei dando um passo para trás novamente e voltei a consumir gluten.

Este ano, novamente emagrecendo e prestando mais atenção no meu corpo, senti novamente a necessidade de retirar o gluten. Desta vez não só ele, mas também o leite e os ovos. Porque tudo isso? Porque depois de um tempo, começamos adquirir consciência do que comemos e o que nos servia facilmente, perde-se na coerência.

Contei tudo isso para dizer que para conseguir um pão sem gluten, sem lactose, sem ovos, que fosse barato e prático, está sendo uma verdadeira saga. Talvez eu esteja no meio da aventura, vamos ver.

A primeira tentativa no dia 28/11/13. Nem me frustei muito porque outras pessoas se deram mal com esta receita.
Na segunda vez, eu apelei para a mistura pronta de 9 reaus. Pão lindo, meio borrachinha por causa do polvilho. 

Terceira: faltou assar direito. Ficou borrachão também

Bom não desisti apesar de tudo. Procurei mais receitas. Amigas mandaram. Uma delas, eu adaptei com que tinha em casa e deu nisso:


Pão lindo né? Passei a semana para postar a receita, para ter certeza do que tinha sido feito e se valeria a pena. Bom, minhas considerações:
  1. Se vc não é fascinada pelo sabor do pão branco de farinha de trigo, sua crocância e maciez, pode tentar comer este aqui.
  2. A massa é meio amarga quando quente, talvez por conta do fubá. Farei um teste substituindo o fubá por polvilho doce (ou azedo). Depois de frio, o sabor fica imperceptível.
  3. Com o passar dos dias ele condensa. Fica mais firme, massudo, diminui um pouco de tamanho. Então se prepare para bocados menores e muita mastigação.
  4. Eu gosto de pão de qualquer jeito. Para mim tá ótimo, mas posso melhorar mais um pouco a receita. Continuo tentando.
  5. Ainda não sei quantas calorias tem. Mas deve dar em torno de 150cal por fatia.
  6. Use medidas culinárias. Quanto mais exatas estiverem, menos chance de erros.
Vamos a receita?

2 colh chá de fermento seco
2 colh sopa de açúcar
4 colh sopa de óleo
500ml de agua morna
1 colh chá de sal
1 xic chá fubá
1/2 xic chá de farinha de arroz integral
1/2 xic chá fécula de batata
2 xic chá de farinha de arroz
1 colh chá de CMC

Como fazer: coloque em uma tijela o fermento seco, o açúcar, o óleo e 100ml de água morna. Mexa e deixe descansando. Em outra travessa, misture todos os ingredientes secos. Depois de alguns minutos, acrescente os ingredientes secos e água morna ao fermento, alternando e mexendo bem, para evitar grumos. Vai ficar uma massa mole e lisa.

Coloque na assadeira untada com óleo e polvilhada com farinha de arroz. Para ficar douradinho, passei um pouco de café com óleo em cima. Leve para assar por 45min em fogo baixo



É isso, espero que gostem!



2 comentários:

  1. Puts! A primeira receita foi essa aqui?
    http://novotempo.com/vidaesaude/receita-de-pao-sem-gluten-2/

    Eu olhei várias e guardei essa com carinho justamente porque a foto tava bonita. Já tinha até comprado os ingredientes :(

    ResponderExcluir
  2. Val, que bom que você voltou! Recentemente eu também voltei a suprimir o gluten e pensei muito em você, querendo aquela antiga receita de pão que você fazia, que levava polvilho e linhaça. Eu gostava muito dele! Você ainda a tem? Um abraço,
    Cristina.
    tiaquina@hotmail.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo carinho. Não se esqueça de atualizar seu email no seu perfil do blog para que eu possa responder o seu comentário.

Comentários anônimos não merecem ser exibidos. Se a pessoa não tem coragem de se identificar não tem o direito de expor sua opinião. Aqui, todas as opiniões são respeitadas, concordando ou discordando, desde que as pessoas se identifiquem.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.